Engenheiro Civil Recém-Formado: O Que Fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Engenheiro civil recém-formado: vou te mostrar o que fazer se você estiver de sentindo despreparado para entrar no mercado de trabalho.

Eu sei que você fica incomodado quando amigos ou parentes vêm te perguntar se você já está trabalhando na área. Afinal, você já se formou há alguns meses (ou anos). E, não, você ainda não conseguiu uma oportunidade na área.

sad isolated young woman looking away through fence with hope
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com
Você se sente despreparado e perdido. Eu te entendo. No começo é difícil para todos.

Antes de te mostrar o passo-a-passo do que fazer, se estiver nessa situação, quero te tranquilizar.

É normal você ter esse sentimento de despreparo e insegurança logo quando sai da faculdade. Também é normal você ficar incomodado quando algum conhecido vem especular a sua vida profissional, quando você ainda não está no lugar que gostaria.

Todo engenheiro civil recém-formado sai da faculdade com essa insegurança. Você não é o único.

Chega de enrolação, vamos ao que interessa:

O Passo-a-Passo para você saber o que fazer

notebook
Photo by Suzy Hazelwood on Pexels.com
  1. Não desanime diante das dificuldades. Pode ser que pareça impossível entrar no mercado de trabalho, ser um ótimo profissional e ser bem remunerado por isso. Mas não é, engenheiro recém-formado. O primeiro passo é não desanimar, pois quem desanima já começou a desistir.
  2. Saiba onde quer chegar. Parece clichê, mas se você não souber onde quer chegar, qualquer caminho serve. Você estudou por 5 anos (ou mais). Qual o seu objetivo profissional e financeiro para os próximos 10 anos?
  3. Pesquise todas as áreas de atuação possíveis. Ainda hoje tem engenheiro civil que acha que engenharia se resume apenas a projeto e obra. Existem diversas áreas que precisam do engenheiro civil, que provavelmente você nem sabe. Pesquise todas as áreas possíveis.
  4. Identifique suas inclinações naturais. Não queira complicar a sua vida, busque dentro da engenharia algo que você já tenha facilidade. Quais habilidades você possui e que são naturais para você? É calcular, é projetar, é analisar, é liderar?
  5. Invista em seu marketing pessoal. Independente do seu desejo ser um engenheiro que trabalhe em uma grande empresa, ou um engenheiro empreendedor que tem seu próprio negócio, invista em seu marketing pessoal. Mostre às pessoas que além de ótimo técnico, você também é responsável, pontual, cumpre com o combinado, é confiável. (Mesmo sendo engenheiro recém-formado, é possível mostrar esses atributos).
  6. Escolha um mentor. Você não precisa pagar caro por uma mentoria, logo no início da sua carreira. Mas se quiser se desenvolver cada vez mais, ter alguém que já alcançou os resultados que você deseja como mentor é essencial. Após mapaer a área de atuação que mais combina com a suas habilidades naturais, busque por conteúdos de qualidade de algum engenheiro experiente que já atue nessa área como referência. Consuma todo conteúdo gratuito que puder.
  7. Comece hoje mesmo. Para que deixar para amanhã o que pode ser feito hoje? Comece agora mesmo a colocar esses passos em prática. Alguns desses passos requer um tempo de reflexão, então pegue papel e caneta e sente-se em um lugar tranquilo.

Não deixe outra pessoa desenhar o seu futuro

shallow focus photography of black and silver compasses on top of map
Photo by Alex Andrews on Pexels.com

Sua carreira é uma folha em branco, e você vai começar a traçar um mapa. É disso que se trata o passo-a-passo acima. Quando você sabe onde está e onde quer chegar, pode escolher qual caminho seguir.

Mas quando você não desenha seu próprio mapa, pode ter certeza que alguém (ou alguma circunstância) vai desenhar esse mapa por você. E não vai ser o melhor caminho que ele vai escolher para você.

A Engenharia Civil é muito ampla, e o que aprendemos na faculdade é muito raso. Além disso, a faculdade não nos orienta o que fazer após o diploma. Essa informação, você tem que buscar.

Meu começo também foi difícil e demorado. Se eu tivesse feito o que te recomendei ali em cima, teria começado a atuar antes, e teria sofrido menos.

Já pegou seu papel e caneta?