Engenheiro Recém-Formado e Desempregado!! Me Formei e Agora??

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se você é um engenheiro desempregado e se formou recentemente, já deve ter ouvido esta clássica pergunta que insistem em nos fazer:

“Ei, você ! Quanto tempo!! Soube que se formou, parabéns! E aí, já tá trabalhando na área?”

engenheiro desempregado

 

Ser recém-formado e engenheiro desempregado é ouvir este tipo de questionamento e querer se enfiar num buraco. Que atire a primeira pedra quem nunca escutou essa pergunta após a graduação (estando desempregado)?? Parece que só acontece com a gente.

Vamos a dois fatos: primeiro, o fulano não tem culpa, é só mais um curioso na nossa vida; e segundo, não é constrangimento por AINDA ser um engenheiro desempregado, até porque com essa crise política e econômica a construção civil e outras áreas deram uma estagnada. Mas não há tristeza que dure para sempre, não é verdade? (E alegria também não, diga-se de passagem).

 

>> O que fazer então??

Não desistir da sua profissão que você tanto ralou é a primeira alternativa (e única). Até porque estamos vivendo um momento de grande instabilidade no mercado profissional, e isso independe de nós. Não há só engenheiro desempregado, como arquiteto desempregado, advogado desempregado, e por aí vai…

Então o que devemos ter em mente é que a crise é cíclica, ela vai e volta. Devemos nos preparar mais neste momento, e não desanimar. Acredito que a grande maioria desanima no primeiro obstáculo que aparece, por isso poucos são os que obtêm sucesso. O segredo é persistir, mesmo com as más circunstâncias.

Você já enfrentou tantos obstáculos durante a graduação (aulas de cálculo, física, resistência dos materiais, seminários, provas, tcc) e venceu todos eles! Puxa vida, você não pode desistir da sua profissão agora! O que devemos fazer agora no momento de crise é parar,respirar e planejar nossa carreira com propósito. O que eu preciso para ser ph*da naquilo que eu quero trabalhar?

 

empreenda na engenharia

Escolha seu caminho…

Algumas alternativas para os engenheiros civis recém-formados ou desempregados: realizar pequenos projetos, prestar serviços de engenharia, realizar pequenas reformas, prestar consultoria, vender alguns serviços, se associar a alguém mais experiente na profissão, enfim, empreender na engenharia.

Ou seja, trabalhar como autônomo ou freela, sem depender de empresa que te contrate. Veja como nossa profissão não depende de um emprego, você pode trabalhar por conta própria e há respaldo para isso.

Existem outros caminhos também, como prestar concurso público ou continuar mandando currículo para o Brasil inteiro. Acredito que no empreendedorismo está a nossa mina de ouro. São muitas as oportunidades “ocultas” que não vão pular na nossa frente. Temos que saber criá-las.

Então,na próxima vez que alguém te perguntar se você está trabalhando na área, espero que a sua resposta seja “Sim, fulano!! (Sorrisão largo) Vem aqui que vou te dar o meu cartão! Se alguém precisar de engenheiro, mande me procurar.”

 

 

Leia mais sobre este tema:

texto com dicas [POST] Como Ser o Tipo de Engenheiro Que Você Sempre Quis Ser

texto com dicas  [POST] 5 Dicas Valiosas Para Engenheiros Recém-Formados.

texto com dicas [POST] Como NÃO Vender Serviços de Engenharia: Não cometa esses 10 erros se quiser vender seus serviços