Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Você já atua em um Nicho de Mercado na Engenharia?? Se você ainda não sabe o que é nicho de mercado, continue lendo este artigo.
Primeiro, vamos dizer o que não é um nicho de mercado. É comum muitos profissionais da construção sejam eles engenheiros, arquitetos, decoradores cometerem um erro bem comum quando abrem seu próprio negócio ou quando são recém-formados.
Eles projetam e executam tudo o que aparece, sem nenhum critério bem definido. É o típico profissional faz-tudo. É aquele que pega todo serviço que aparece.
Aí pode morar um grande perigo: ser generalista demais e fazer de tudo um pouco abre uma brecha para que você realize serviços nos quais não é tão bom assim. Afinal de contas, você é um generalista e não um especialista.
Por esse e outros motivos é importante segmentar seu negócio e se especializar em apenas um nicho de mercado.
Afinal, o que é nicho de mercado?
Nicho de mercado nada mais é que uma área de atuação bem específica que você pode trabalhar. Cada nicho tem seu público-alvo bem específico com necessidades e características semelhantes. É de extrema importância conhecer seu público-alvo para que você possa entregar a ele a solução que ele precisa.
Por exemplo, o nicho de regularização e legalização de imóveis. É um nicho que atende um público-alvo específico. Este público-alvo é constituído por pessoas que construíram ou reformaram suas casas sem a presença de um profissional técnico habilitado e precisa regularizar a construção junto aos órgãos municipais para a legalização da construção.
A Importância de escolher um nicho de mercado
A escolha do nicho de mercado é importante para que você comece a ser referência em determinado trabalho. Com o tempo você vai ganhar autoridade e as pessoas vão te reconhecer por desempenhar bem aquela função.
Pense como seu cliente: ele quer reformar o apartamento. Qual profissional você acha que o cliente vai escolher: o profissional faz-tudo ou aquele que é especialista em reformas de apartamento? Acho que você já sabe a resposta. É essa a ideia do nicho de mercado: definir bem seu público-alvo e se tornar uma referência para aquele público.
Como fazer para escolher seu nicho de mercado?
Leve em consideração alguns fatores como:
- Seu interesse e paixão pelo nicho de mercado. O que você gosta de fazer, quais matérias na faculdade você gostava mais, qual tipo de trabalho você faria até de graça?
- Suas aptidões para o nicho. No que você é bom, quais as habilidades que você domina, o que você tem interesse em aprender?
- Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho. Quais são as dores do seu cliente, do que ele precisa, quais são os medos dele e como você pode ajudá-lo?
- Tamanho e demanda do nicho. Seu nicho é grande, pequeno, tem possibilidades de crescimento, é bem atendido ou esquecido pelos profissionais?
Não seja um Engenheiro Faz-Tudo
Seu desafio é descobrir quais demandas não estão sendo supridas pelo mercado e se as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço direcionado e eles de maneira mais específica.
Não é preciso criar um produto ou serviço novo. Basta oferecer para o seu público algo que já existe, só que com mais qualidade, mais atenção, com foco total no cliente, e não no lucro.
Escolher um nicho e se tornar autoridade nele pode levar um tempo e é necessário esforço e dedicação. Mas quando você começar a ser procurado e indicado pelos seus clientes, verá que valeu a pena.
Você se tornará um profissional mais qualificado e diferenciado no mercado.
E aí, gostou das dicas? Me conta aqui nos comentários se você já atua em um nicho de mercado e qual nicho é este ou se você ainda vai escolher o melhor nicho pra você.