;

Fidelizar Clientes: 10 Dicas Essenciais Para Atrair e Manter Seus Clientes

cliente

Em tempos de crise, fidelizar clientes é essencial para a sua empresa. Mantenha-se sempre atualizado e de olho no mercado, pois hoje em dia, as informações mudam muito rápido, é necessário estar atento.

É importante criar um relacionamento com o seu cliente e entregar algo de valor, para que ele sempre volte até você e te recomende para as pessoas. A seguir, você encontrará 10 dicas fundamentais para fidelizar clientes:

 

1. Conheça o seu cliente

busque seu cliente

Entender o que seu cliente deseja é fundamental. Mas só isso não basta. É necessário conhecer a fundo as dores do cliente, quais os seus medos, suas objeções, quais seus sonhos, o que ele valoriza, quais as marcas que ele segue, quais as características de consumo dele.

Com essas informações em mãos, tente entender onde seu produto ou serviço se encaixa na vida dele. De que maneira você pode contribuir para ajudá-lo a obter o que ele deseja sem ter preocupações e sem se decepcionar no final.

Apresentar apenas o seu produto ou serviço da forma errada não vai trazer os resultados que você deseja, e todo seu esforço será em vão.  Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais fácil será abordá-lo da maneira certa e no momento certo de forma que ele perceba o valor de seu produto ou serviço.

 

2. Comunique-se da maneira certa

comunicar com cliente

Para fidelizar clientes, é fundamental conhecê-los. Saber se comunicar com o cliente da maneira certa é fundamental, e quando se conhece bem o seu cliente, fica mais fácil.

Evite se dirigir ao seu cliente de maneira generalista. Comunique-se com seu cliente de forma a ajudá-lo, dê a ele dicas sobre o que ele pode fazer, crie um relacionamento com ele.

Só depois apresente seu produto ou serviço, mas como uma sugestão, em que ele irá tomar a decisão. A venda será consequência.

 

3. Trate seu cliente com exclusividade

tratar bem o cliente

Seu cliente assim como todo ser humano na Terra gosta de ser tratado com atenção, gosta de se sentir único.

Já teve a experiência de ir a uma consulta médica e o médico nem olhar na sua cara durante toda a consulta? Espero que não, pois é uma experiência horrível. Você se sente apenas mais um que ele tem a obrigação de atender.

Siga o oposto deste exemplo, trate seu cliente com muita atenção, faça ele se sentir querido e acolhido. Saiba ouvir o que ele tem a falar, dê a atenção que ele precisa. Mostre prazer ao servi-lo.

 

4. Ofereça uma oferta de valor

bônus

Você já segmentou seu cliente, atraiu, engajou, ajudou, atendeu de maneira única, agora é hora de mostrar a ele o valor do seu produto ou serviço.

Aqui você começa a se distanciar da sua concorrência e seu cliente vai perceber isso. Você vai oferecer juntamente com o seu produto ou serviço o “algo a mais”. Você pode oferecer a ele bônus, mimos, brindes, garantia estendida, entre outras coisas que a sua concorrência não oferece.

Por exemplo, o Starbucks oferece café e lanches como seu produto principal, mas o cliente tem à sua disposição de forma gratuita, um ambiente agradável com internet grátis.

 

5. Tenha paciência

tenha paciência

Pesquisas recentes mostram que as pessoas não costumam comprar algo de cara, por impulso. Elas precisam se sentir seguras para comprar um produto ou contratar um serviço.

Não seja como a maioria das empresas que dispensam de cara aquele cliente que não compra o produto. Construa pouco a pouco um relacionamento com seu cliente, ele vai se sentir mais seguro e consequentemente, vai te contratar.

 

6. Supere as expectativas

supere as expectativas

Não decepcione seu cliente na hora de entregar seu produto. De nada vai adiantar você atrair seu cliente, se o que você entregar não suprir ou superar as expectativas dele.

Seu cliente tem que se sentir tão satisfeito com seus serviços a ponto de te indicar para os amigos dele. Durante o processo de vendas seja bem claro quanto ao que você vai entregar e sempre ofereça algo a mais que irá surpreendê-lo.

 

7. Meça a satisfação do cliente

fidelizar clientes

Tudo o que você fizer no seu negócio, esteja atento aos resultados. Comece a estudar quais estratégias vendem mais, o que mais agrada seu cliente, qual está sendo seu maior desafio, etc.

Esteja munido de informações a respeito de suas vendas para solucionar os problemas que aparecerem e ir aprimorando cada vez mais.

 

8. Capte os testemunhos dos seus clientes

customer testimonial

A melhor propaganda de uma empresa é um cliente satisfeito te recomendando para outras pessoas. O testemunho do seu cliente pode te alavancar ou te derrubar, dependendo da experiência dele.

Em tempos de internet, as informações chegam às pessoas rapidamente, então saiba usar isso a seu favor. É importante lembrar que o cliente só vai falar bem de seus produtos ou serviços se a expectativa dele for superada.

Conduza seus clientes a dar um feedback através de resenhas ou vídeos falando sobre a experiência que tiveram ao te contratar.

 

9. Esteja presente no pós-venda

pós venda

É muito importante você manter contato com seu cliente após a venda realizada. Mande um e-mail, um brinde no aniversário dele, mostre que você está presente.

Quando ele precisar novamente de seu produto ou serviço, seu nome será o primeiro da lista. Estar presente na vida de seu cliente é uma maneira de ser lembrado quando ele precisar de seus serviços, e isso é uma ótima dica para fidelizar clientes.

 

10. Automatize os processos para fidelizar clientes

automatize processos

Não confie apenas na cabeça e no papel. Trace todo seu planejamento e estratégias e aplique em um modelo automatizado.

Você já possui muitas preocupações diariamente, automatizar vai tirar um fardo da sua memória. Além disso, um processo bem estruturado pode ser executado por você ou por qualquer funcionário treinado.

Utilize todas as ferramentas ou sistemas que vão te ajudar nesse gerenciamento.

Gostou das dicas? Para ter sucesso e conseguir fidelizar clientes, não basta apenas ler as dicas. Tem que começar a colocar em prática logo, não precisa ser tudo de uma vez, mas aplique as dicas aos poucos e com consistência. Os resultados virão naturalmente.

 

Você também poderá gostar de:

post [POST] Nicho de Mercado na Engenharia: Descubra Por Que Você Deve Atuar em um Nicho

 

Gostou? Comente aqui embaixo qual destas dicas você vai começar a implementar hoje mesmo para atrair e fidelizar seus clientes. 😀

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial