O Que Te Impede de Ganhar Dinheiro na Engenharia (Obra) – Aniquile Já o Erro e Comece a Ganhar Mais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vou te apresentar nesse post o principal motivo que te impede de ganhar dinheiro na Engenharia Civil, e o que fazer para mudar esta realidade e ser bem sucedido e realizado na carreira.

>> ATENÇÃO!! Este texto pode conter alguns “tapas na cara”, mas é para o seu próprio bem! 😉

 

Antes de Entrar na Faculdade, Você Sonhava em Ser um Engenheiro Bem Sucedido?

Vamos retroceder ao passado, naquele momento quando você optou pela carreira na engenharia, quando você entrou na faculdade.

Aposto que uma das suas motivações em começar o curso e levá-lo até o fim era ser um profissional bem sucedido, reconhecido e bem remunerado também, não é mesmo?

graduado engenharia

Agora voltemos ao presente. Você já se formou e já está atuando como engenheiro, seja em empresa, seja como autônomo. Diga-me então, porque você mudou de ideia quanto a ser bem remunerado na carreira? Por que você ainda não conquistou o sucesso que tanto almejava dentro da profissão? Continue lendo para descobrir.

 

Principal Motivo de Você Não Ser Bem Sucedido na Carreira de Engenheiro

Não sei se esse é o seu caso, mas posso afirmar que a maioria dos engenheiros não ganham dinheiro porque adquirem uma mentalidade errada em relação ao canteiro de obras. Quando saem da faculdade, ou até mesmo quando ainda são estagiários são absorvidos por este senso comum.

Refiro-me ao pensamento generalizado de que obra é tudo igual: atrasa mesmo, custa mais que o previsto, a mão de obra nunca colabora, os fornecedores atrasam o material, e por aí vai. Se você pensa dessa forma, bingo! É por isso que você não consegue ganhar dinheiro na engenharia. Uma vez que você torna esse pensamento como uma verdade, você passa a acreditar nisso e a viver isso.

                                        bagunça na obra obra limpa e organizada

Qual tipo de obra se parece com a sua? 

 

A Realidade de Muitos Canteiros Hoje

Tenho observado muitos canteiros desorganizados, com o estoque todo bagunçado, materiais espalhados, desperdício, resíduos em qualquer parte, trabalhadores sem ter o que fazer na obra, enfim, uma gestão totalmente solta.  

O pior é o engenheiro assistindo de camarote como se fosse normal, afinal “obra é desse jeito mesmo”. Ou ainda tendo que correr para apagar os incêndios da obra, com os problemas que vão surgindo a cada momento, tomando decisões de forma aleatória.

canteiro de obra desorganizado
Você já viu algum canteiro assim?

É essa a realidade de quem mantém pensamentos de que a obra é assim mesmo e nunca vai mudar. Parece com a síndrome de Gabriela “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”. 

O ambiente de trabalho dessa pessoa é uma obra onde o prazo nunca é cumprido, o orçamento sempre estoura, não há fluxo de materiais na obra, as dimensões nunca são precisas, há desperdício de materiais e mão de obra sobrando.

Tal posicionamento te desvaloriza como profissional.  Manter esses pensamentos e ter isso como uma verdade te mantém estagnado na carreira, te impede de crescer e prosperar.

canteiro de obra sujo

 

Está gostando do assunto? Então acho que você vai gostar deste post também: Desperdício que Acaba com a Sua Lucratividade

 

Think Like a Boss (Pense como o chefe)

Pense como o dono da empresa que te contratou: “qual motivo você teria pra manter um engenheiro cujo canteiro de obras não dá lucro, cujo canteiro perde um monte de materiais, tem uma quantidade excessiva de mão de obra, não termina no prazo, não obedece ao orçamento?”  

Você não teria nenhum motivo pra valorizar esse profissional ou para promovê-lo, porque ele não dá nenhum tipo de retorno. Se você é seu próprio chefe, sua situação é ainda pior. Você está rasgando dinheiro, meu amigo.

Pedreiros trabalhando e outros olhando
Há desperdício de mão de obra em sua equipe?

 

De Quem é a Culpa?

Pare de culpar os outros e chame a responsabilidade para si. O problema não é o projeto, não é a mão de obra, não é o fornecedor, não é o cliente, o problema é VOCÊ

Você que pensa sempre de uma mesma maneira, que não toma uma atitude para mudar essa situação. Você que acha tudo isso normal, que não tem nenhuma ação dentro do seu canteiro. Já parou pra pensar que quem te impede de ganhar dinheiro na engenharia é você mesmo?

Há muitas possibilidades e recursos à sua disposição para você transformar essa realidade, mas antes, é preciso mudar a sua mentalidade, a sua maneira de enxergar o canteiro de obras. Este é o momento para você romper esses paradigmas e começar a colocar a mão na massa.

A Solução Para Começar a Ganhar Dinheiro na Engenharia

buscar informação

Busque informação, faça cursos, assista palestras, vá a seminários, as possibilidades são infinitas. Se relacione com pessoas que tenham uma mentalidade positiva, que acreditem na mudança, que acreditem em cumprir o que foi acordado com seus clientes, que cumprem prazos e seguem o planejamento à risca.

O Guia Definitivo Para Pequenas e Médias Obras é um livro que reúne os conhecimentos necessários para estudantes engenheiros formados que queiram dominar o mundo das obras com mais profissionalismo, planejamento e organização. Os conhecimentos, habilidades e atitudes que os autores ensinam vão te preparar para ser um líder confiante no canteiro de obras. Além disso, eles desmistificam de uma vez por todas que “obra é tudo igual” e “toda obra dá dor de cabeça”.

Ao investir em conhecimento e capacitação, aos poucos as pessoas vão perceber sua mudança e vão dar mais valor ao seu trabalho. Sua carreira vai começar a deslanchar, ninguém vai te segurar. E aí, a “mágica” acontece.

Você será bem remunerado como consequência do seu trabalho e esforço. Você já possui a capacidade de analisar informações, construir um raciocínio lógico e apurado, traçar objetivos claros e executar um bom planejamento.

Afinal de contas, você é engenheiro e você estudou 5 anos para isso. Comece a colocar em prática o que você já tem dentro de você e arrase campeão! #Partiu ganhar dinheiro na engenharia? 

ganhar dinheiro na engenharia

 

Recomendo muitíssimo que você leia estes outros posts:

curso online [EBOOK] O Guia Definitivo Para Pequenas e Médias Obras – Bora na Obra

post [POST] Desperdício que Acaba com sua Lucratividade – Conheça os 4 tipos de desperdício e saiba como evitá-los. 

post [POST] Empreender na Engenharia – Infográfico com 10 Dicas para você empreender na Engenharia

 

 

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais com seus amigos.