“Me Formei e Agora?” Responda a Essas 5 Perguntas e Acabe Com Este Dilema De Uma Vez Por Todas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Me formei e agora? Quem nunca se fez essa pergunta assim que se formou que atire a primeira pedra. Não sei você, mas eu já me fiz essa pergunta várias vezes e cada vez que eu me perguntava isso, ficava mais perdida ainda. 

Assim que nos formamos saímos com aquele sentimento de que estudamos tanto e não sabemos nada, não é mesmo? Isso é comum porque, em partes, é verdade. 

“Mas como assim??” Calma, eu disse que em partes, é verdade. Estou me referindo à prática. Você ainda está bem no início e ainda te falta o conhecimento prático do dia-a-dia. Quanto ao conhecimento teórico, eu tenho certeza que você sabe muito. Você sabe tanto que até já se formou, não é mesmo? 

A verdade é que nossa experiência prática com o mercado de trabalho é muito pouca ou praticamente nenhuma. Por isso nos sentimos inferiorizados se nos comparamos com alguém que já atua no mercado. É uma comparação desleal, concorda?

E como reverter isso? A resposta é: entre no mercado o quanto antes. Quanto mais cedo você conseguir colocar em prática aquilo que você passou anos aprendendo na teoria, melhor.

Quanto mais demoramos, mais inseguros ficamos e aquele sentimento de incapacidade vai crescendo aos poucos. Digo por experiência própria.

engenheiro recem-formado preocupado
Essa não sou eu, mas era essa a cara de preocupação que eu fazia quando pensava no meu incerto futuro profissional

Continue lendo para descobrir como acabar com esse dilema do “me formei e agora?”. Logo abaixo você vai saber como acabar com as desculpas que você dá a si mesmo e reponder às 5 perguntas que vão te orientar no início da sua jornada.

 

Me formei e agora, o que vou fazer?? Desculpas a serem evitadas

Antes de responder às 5 perguntas que vão te orientar a começar sua carreira e alcançar o sucesso que você tanto deseja, eu gostaria de te apresentar as desculpas que os recém-formados dão a si mesmos.

As principais perguntas que os engenheiros recém-formados se fazem logo após a pergunta master “me formei e agora” são: como vou me inserir no mercado se ninguém me contrata, sou recém-formado e não tenho experiência?

O pior é que essas perguntas nada mais são do que desculpas para você começar logo a agir. Essas desculpas te paralisam e devem ser evitadas a todo custo. 

Para quebrar com essas desculpas de uma vez por todas, eu vou te dar a resposta de cada uma delas. Te garanto que as respostas são simples, mas não são fáceis de serem colocadas em prática. Vamos às respostas das questões (desculpas):

desculpas dos recém-formados

“Como vou me inserir no trabalho, se ninguém me contrata?”

Se ninguém te contrata, você tem algumas opções:

você pode buscar cada vez mais qualificações para se destacar da multidão de recém-formados com o perfil parecido com o seu, ou você pode criar sua própria oportunidade empreendendo, sem esperar que seu futuro seja decidido por terceiros. 

 

 

desculpas dos recém-formados

“Ainda sou recém formado…”

Se você é recém-formado, que bom!

Isso significa que você já concluiu uma etapa muito importante e talvez a mais difícil: você terminou sua graduação com sucesso. Você não é mais estudante nem estagiário: você já subiu um degrau na escada do sucesso profissional.  

Não se cobre demais, pois você está apenas começando e todos os profissionais de sucesso que você conhece começaram assim também, com pouca ou nenhuma bagagem, mas com muita vontade de fazer acontecer.

 

desculpas dos recém-formados

“… e não tenho experiência!”

Se você não tem experiência, então você não viveu.

Tenho certeza que você já passou por inúmeras situações e aprendeu com todas elas. Isso é experiência. Não se limite apenas a experiência de trabalhos na engenharia e estágios. Tudo o que você aprende e coloca em prática na vida é experiência.

Talvez você não teve a oportunidade de estagiar,mas você vivenciou alguma situação e se viu diante um desafio e teve que resolvê-lo. Você teve a experiência de resolver um desafio. Talvez você nunca teve a oportunidade de fazer projetos para um cliente, mas você já vendeu alguma coisa: você teve a experiência de saber as necessidades do seu cliente e negociou com ele.

Muitas vezes criamos desculpas para justificar porque estamos onde estamos e porque não conseguimos chegar onde queremos. Então, de hoje em diante vamos fazer um trato: nada de desculpas, ok?

 

5 Perguntas que vão te orientar a acabar com o dilema do “me formei e agora?”

Quer acabar de uma vez por todas com este dilema “me formai e agora?”

Então responda a essas 5 perguntas para você para descobrir qual é e como dar o primeiro passo na sua carreira, em rumo ao sucesso que você sempre desejou:

 1. Qual seu ponto de partida e seu ponto de chegada?

perguntas para sua carreira

Você tem que se conhecer para saber quais os próximos passos.

Eu não tenho o poder de ler a sua mente e entender as suas vontade e te dar um passo-a-passo pronto para você conseguir a carreira que você deseja. Cada um tem a sua própria jornada, e você tem a sua. Mas antes, precisamos definir qual seu ponto de partida e qual seu ponto de chegada.

Onde você está agora e onde você quer chegar no futuro? Qual é a sua situação agora, neste exato momento? Você sabe onde você quer estar daqui a 5 ou 10 anos? Como você se vê no futuro? Como será a sua rotina ideal? O que você vai estar fazendo? Com quem você vai estar trabalhando? Quanto você estará ganhando? Quais são as emoções que você quer ter ao se realizar profissionalmente?

 

2. Qual o seu perfil profissional de engenheiro?

perfil profissional de engenheiro

Que tipo de engenheiro você se encaixa: funcionário, empreendedor, professor, pesquisador, servidor público?

Não pense sobre qual tipo é melhor remunerado, pense qual tipo de atividade profissional te traria mais satisfação? Qual trabalho você desempenharia com excelência sem que te exigissem nada?

Você conhece algum profissional deste perfil que você mais se identifica? O que te inspira a fazer o que ele faz? Quais são os principais desafios deste perfil profissional? Você está disposto a enfrentar estes desafios? Quais as recompensas deste perfil? Quais sacrifícios serão necessários para você conseguir alcançar as recompensas deste perfil profissional?

 

3. O que você precisa para se inserir no mercado?

ferramentas para iniciar sua carreira

Agora liste tudo o que você precisa para começar o quanto antes a se inserir no mercado.

O que te falta ainda para que você possa se inserir no mercado? Quais as ferramentas que você precisa? Quais os conhecimentos que você ainda não tem? Quem são as pessoas que poderiam te ajudar, mas que você ainda não estabeleceu contato com elas?  O que você tem que fazer, mas ainda não fez? Quais habilidades você ainda precisa aprender?

4. Que barreira emocional está te prendendo?

o que te impede de começar a se realizar na carreira

Além das barreiras físicas, existem as emocionais.

O que está te impedindo de ir em busca do que você tanto quer: medo, insegurança, preguiça, comodismo, desânimo? O que faria você se sentir melhor em relação à essas emoções? Que situação reverteria essas emoções para emoções opostas a elas como coragem, segurança, proatividade, vontade de fazer acontecer… O que você está disposto a fazer para trocar as emoções negativas pelas positivas?

 

5. O que você pode fazer ainda hoje?

qual o seu primeiro passo para sua carreira?

Agora você já sabe onde está, onde quer chegar, qual o seu perfil, o que você precisa para chegar lá, quais sentimentos te impedem e como combatê-los.

Chegou a hora de agir, pois de nada adianta ficar só na teoria. Chega de teoria. O que você pode fazer ainda hoje (pode ser uma ação pequena), mas que vai te levar a chegar onde você quer estar?

Não sei quais foram as suas respostas, mas aqui estão algumas sugestões de ações para você fazer ainda hoje:

  • estudar algum conhecimento que te falta,
  • entrar em contato com alguém pelo linkedin ou por email,
  • fazer algumas melhorias no seu currículo,
  • estruturar seu plano de negócios,
  • acordar mais cedo para ter mais tempo,
  • eliminar hábitos e atividades que não te levam ao seu grande sonho,
  • criar novos hábitos.

Mas atenção: faça uma coisa de cada vez e faça aquilo que vai te levar mais perto para a realização dos seus objetivos. 

Separe um tempo do seu dia para responder todas essas perguntas, você vai se descobrir e encontrar as respostas para a pergunta: “me formei e agora?” dentro de si mesmo.

A sua jornada é apenas sua…

inicio da sua carreira

Lembra que eu disse antes que cada pessoa tem uma jornada própria? Qual é a sua jornada? Por qual caminho você vai percorrer?

Eu demorei a me conhecer e saber onde eu queria chegar e isso me fez perder muito tempo buscando um caminho que não era pra mim, mas que eu achava que era o certo porque todos estavam indo naquela direção. Por diversas vezes me fiz a pergunta “me formei e agora?”,e já encontrei várias desculpas para responder a essa pergunta. 

Espero que depois deste post e de responder a essas perguntas você nunca mais se sinta com esse sentimento de que não sabe nada. Você sabe sim, muitas coisas. Agora você sabe também como definir o seu futuro profissional e eu espero que você comece o quanto antes.

Só você tem o poder de realizar seus sonhos. Só você tem o poder de definir sua jornada profissional. Não deixe que outros decidam por você.

Você também poderá gostar de:

post[ARTIGO] Engenheiro Recém-Formado e Desempregado!! Me formei e Agora?

post[ARTIGO] 7 Dicas Para Você Começar a Trabalhar Como Engenheiro Autônomo

post[ARTIGO] Empreender ou Trabalhar Como Empregado?

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com aquele amigo engenheiro que acabou de se formar.