Tempo de leitura: 3 minutos
Você quer saber o que é necessário para voltar pra engenharia?
Então continue lendo que logo mais eu vou te contar, mas antes eu quero oficializar este momento marcante para o blog: voltamos!!!
Depois de um tempinho sem postar nada (tempinho é eufemismo, foi um baita tempão), finalmente voltamos para organizar a casa este blog e trazer conteúdo de valor pra você, querido(a) leitor(a).
E para este momento, teremos uma série nova onde você terá um espaço para enviar sua maior dúvida (aquela que você não tem coragem de perguntar pra ninguém), e que euzinha vou te responder na maior sinceridade e baseado nas minhas experiências, que tal?
Relaxa que não vou divulgar seu nome ou email, vou só tentar te ajudar, mas talvez eu não fale aquilo que você quer ouvir. A verdade às vezes dói, mas liberta! Aproveita que a consultoria é grátis!!!
A dúvida de hoje é de uma leitora desesperada para voltar pra Engenharia:
Como vocês podem ver, a querida leitora formou-se em Engenharia Civil e atuou durante pouco tempo. Após isso, parece que não atuou mais no mercado, e hoje quer voltar pra Engenharia.
O que eu diria pra ela:
- Que incrível que você conseguiu atuar como engenheira, mesmo que por pouco tempo. Isto já te dá uma bagagem de experiência e uma noção do mercado de trabalho. Fique feliz por isso, pois nos dias atuais muita gente não consegue experiência nem em estágio (o que é muito ruim).
2. Você me pediu uma orientação pra tentar voltar pra engenharia. Mas este pedido está completamente equivocado. Sabe por quê? Por causa de uma simples palavra que abre a opção de começar e desistir: “tentar”. Quem tenta, não consegue nada. Você tem que estar determinada a voltar pra engenharia e fazer o que for preciso até dar certo.
3. Você me pediu uma orientação sobre qual curso fazer, para tentar nivelar novamente. Desconsiderando o verbo fajuto que eu risquei, o curso que você deve fazer é aquele que você vai colocar em prática. De nada adianta você comprar um curso ou meia dúzia deles e não praticar. Isso serve pra qualquer área.
Antes de escolher um curso, olhe para si mesma e se questione: com o que você gosta de trabalhar, quais habilidades você está disposta a construir, qual serviço as pessoas ou empresas precisam que você pode oferecer, quem você conhece que já está neste ramo, quem poderia te contratar, como você vai divulgar seu serviço, e aí sim depois de ter estas questões respondidas, vá atrás de algum curso que vai ajudá-la nas habilidades técnicas que precisa para se preparar. Este post pode te ajudar.
4. Há muitos serviços que você pode realizar em home office, como elaboração de projetos, emissão de laudos técnicos, preparação de documentação para financiamento de imóveis (…) a lista é extensa. Mas como disse antes, sua escolhe depende de vários fatores. O que é bom para o fulano, talvez não é bom pra você e vice-versa. Responda às questões do tópico anterior para ter mais clareza.
5. Nunca é tarde para recomeçar. Se seu desejo é verdadeiramente viver da engenharia e servir as pessoas com seus talentos e habilidades, nada pode te segurar. Trace metas e vá construindo sua carreira tijolinho por tijolinho. Vá em frente, confie em si mesma!
Bom, seria isso que eu diria pra ela ou pra qualquer pessoa que esteja querendo voltar pra engenharia.
Você se identificou? Quer ter seu momento de consultoria grátis também?
É só mandar sua dúvida para o nosso email contato@engenheirorecemformado.com e colocar no assunto do email “Consultoria Grátis” que nossa equipe vai escolher as melhores (ou piores) dúvidas. Fique tranquilo(a), não divulgaremos sua identidade.