Tempo de leitura: 5 minutos
Você sabe quais são os tipos de CNPJ para empresa de engenharia?
Continuando com a nossa série de Consultoria Gratuita, hoje no episódio 02 vamos tirar a dúvida do leitor que está louco para empreender e abrir sua empresa de engenharia.
Veja o email que recebemos do nosso leitor empreendedor, futuro empresário:
Como podem ver, nosso futuro empresário quer começar a trabalhar como engenheiro autônomo, e para isso quer abrir sua empresa e saber qual CNPJ para empresa de engenharia é o melhor.
Qual melhor CNPJ para empresa de engenharia?
Antes de responder qual é o CNPJ ideal para empresa de engenharia, vamos esclarecer algo: para trabalhar como autônomo (ou profissional liberal) você que é engenheiro(a) e tem sua profissão regulamentada por um Conselho, no caso o CREA, não precisa necessariamente abrir uma empresa para começar a atuar.
No Brasil, o profissional liberal é aquele que pode trabalhar por conta própria, sem vínculo empregatício e sem a necessidade de registros profissionais, mas precisa estar registrado a uma ordem ou conselho profissional.
Você pode prestar seus serviços como pessoa física mesmo, desde que esteja tudo regularizado com o CREA . O que acontece é que muitas vezes não compensa prestar serviços como pessoa física por causa dos altos tributos (cerca de 27,5%). Nesse caso, é mais vantajoso abrir sua própria empresa.
O que considerar ao escolher o melhor CNPJ para empresa de engenharia?
A escolha do tipo de CNPJ para empresa de engenharia ideal para você vai depender de alguns fatores:
1° o porte da empresa (qual faturamento bruto anual);
2° sistema de tributação (como o imposto será cobrado);
3° a atividade (classificação de atividade no CNAE);
Lembrando que este tipo de decisão deve ser acompanhada por um contador, ele será a melhor pessoa que vai te ajudar nesta escolha.
Vamos entender um pouco sobre quais tipos de CNPJ existem. Para facilitar, vamos dividir os tipos de empresa em dois grupos: o grupo das empresas que não têm sócios e o grupo de empresas que têm sócios. Vamos lá:
Grupo 01: Empresas que não têm sócios:
- MEI – Microempreendedor Individual
- EI – Empresa Individual
- EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
Grupo 02 – Empresas que têm sócios:
- SS – Sociedade Simples
- LTDA – Sociedade Limitada
- SA – Sociedade Anônima
Vantagens e Desvantagens de cada tipo de empresa:
MEI – Microempreendedor Individual
Vantagens: fácil, rápido e sem burocracias para abrir, baixo valor de manutenção, imposto fixo e mais baixo que as outras modalidades.
Desvantagens: limitações quanto ao faturamento, não pode contratar mais de um funcionário, não pode ser sócio em outras empresas. Profissional liberal regulamentada por conselho não pode ser MEI, logo, ENGENHEIRO não pode ser MEI.
EI – Empresa Individual
Vantagens: pode faturar qualquer valor, não há limite de faturamento, pode contratar funcionários sem restrições, não existe capital social mínimo para abertura da empresa.
Desvantagens: não existe separação de capital entre pessoa física e pessoa jurídica, o que significa que em casos de dívidas da empresa, os bens pessoais do dono podem ser tomados; a empresa não pode ser vendida a outro titular, processo burocrático.
EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
Vantagens: patrimônio pessoal separado do patrimônio da empresa, sem limitação para faturamento, sem restrições para contratação de funcionários.
Desvantagens: capital social mínimo: 100 salários mínimos, processo burocrático.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
Vantagens: patrimônio pessoal separado do patrimônio da empresa, sem limitação para faturamento, sem restrições para contratação de funcionários e também não há necessidade de capital social mínimo. É uma modalidade nova, que faz a junção das melhores vantagens dos tipos de empresa existente. Para quem quer empreender sozinho é a melhor opção.
Desvantagens: processo burocrático.
SS – Sociedade Simples
Vantagens: sem limitaçãoes para faturamento.
Desvantagens: não há a separação de bens da pessoa física e da empresa em caso de Sociedade Simples Pura; não pode exercer atividades empresariais, apenas intelectuais.
LTDA – Sociedade Limitada
Vantagens: sem limitaçãoes para faturamento, sem limitações para contratação de funcionários, os bens da empresa são separados dos bens dos sócios, os sócios têm autonomia nas decisões que cada um deve tomar e podem entrar e sair da empresa sem restrições, desde que o Contrato Social seja atualizado.
Desvantagens: processo burocrático.
SA – Sociedade Anônima
Vantagens: ao invés de cotas, os sócios possuem ações e podem vender ou comprar entre si. Se a empresa tiver capital aberto, podem vender para o público.
Desvantagens: maior restrição para a saída de sócios, processo burocrático.
Qual tipo de empresa devo escolher?
Após conhecer um pouco mais cada tipo de empresa, você pode escolher aquela que se adapte melhor à sua realidade e aos seus objetivos. Lembrando que todas as empresas listadas podem ter CNPJ para empresa de engenharia, EXCETO o MEI.
Então, a resposta final à esta questão é: DEPENDE!
Quando eu fui abrir minha empresa de engenharia, nem sabia de todas as possibilidades e classificações, era bem leiga nesse assunto, confesso. Então a primeira coisa que fiz foi procurar um contador que me explicasse as minhas possibilidades, e ele me orientou da melhor forma. Sugiro que você faça o mesmo e procure um contador para te auxiliar.
Se você quer empreender na engenharia, então abrir sua empresa é uma decisão essencial. Assista esse vídeo para mais dicas ao empreender.
Agora me diga, você já pensou em abrir uma empresa e prestar seus serviços de forma mais formal?