Vaga de Engenharia: Como Encontrar a Vaga dos Seus Sonhos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como encontrar a vaga de engenharia dos sonhos? Você está procurando um emprego ou estágio há tempos e até hoje nada…

Deixa eu te perguntar: como você está buscando essas vagas?

Por acaso você está enviando currículos pelos sites Catho ou Vagas.com e ainda não teve nenhum sucesso?

Ou você envia para os sites das empresas que você quer trabalhar?

procurando emprego
Já perdeu as contas de quantos currículos mandou, sem sucesso?

 

Você sabia que existem duas formas de buscar pela vaga de engenharia dos sonhos?

A primeira forma, é também a mais comum: a busca passiva.

Esse é o tipo de busca por oportunidades já abertas. Você pesquisa as vagas do seu interesse e envia seu currículo. Depois disso, você fica aguardando a empresa, que pode te chamar ou não.

Em muitos casos, infelizmente, não chama. É um dos métodos mais ineficazes para encontrar a vaga de engenharia que você tanto almeja. E talvez seja este o método que você está usando até hoje. 

vaga de engenharia

 

A segunda forma é a busca ativa.

Esse é o tipo de busca por oportunidades que ainda vão abrir. Neste caso, você tem que buscar e acompanhar empresas que ainda não tem uma oportunidade aberta, entrar em contato, ser visto, fazer networking.

Esta é uma maneira mais assertiva e estratégica para quem busca sua vaga de engenharia dos sonhos.

rede de relacionamentos

 

 

Foco na busca ativa

Neste post vamos focar na busca ativa, pois acredito que a passiva é a mais fácil e a mais comum. Infelizmente a busca passiva é a que menos gera resultados, e falo isso por experiência própria e aposto que você conhece várias pessoas nessa situação. Talvez você ainda não encontrou sua vaga de engenharia por causa da busca passiva. 

Então vamos falar da busca ativa. Para a busca ativa, é necessário ter em mãos 3 ferramentas poderosíssimas para turbinar a sua busca:

  • Currículo

A primeira ferramenta é o currículo. Ele tem que ser eficaz, direto ao ponto, objetivo. É importante destacar a sua trajetória e saber valorizar seus pontos fortes. O currículo é uma peça chave pois só ele é capaz de te eliminar de cara da entrevista. Então, atenção especial ao currículo.

  • Networking

A segunda ferramenta é o networking. É importante estabelecer uma rede de contatos de qualidade. O networking pode ser feito por todos, e de uma maneira bem natural.

  • Linkedin

A terceira ferramenta é o Linkedin. Essa rede social voltada para o aspecto profissional facilita suas pesquisas e contatos profissionais. Se usada da maneira correta, torna-se uma ferramenta valiosa para a busca ativa.

Então vamos aprofundar mais em cada uma destas 3 ferramentas. (Continue lendo)

 

Currículo

como montar currículo de engenharia

O currículo, sozinho, dificilmente vai garantir uma vaga. Mas ele, sozinho, pode eliminar suas chances como candidato.

Se você faz como eu fazia há um tempo e saía distribuindo mil currículos e não sendo chamado para nenhuma entrevista, o problema pode estar na apresentação do currículo.

É muito importante que o seu objetivo profissional esteja alinhado com as experiências listadas no currículo.

Se você almeja uma vaga de engenharia de produção em uma indústria, por exemplo, e já trabalhou anteriormente como recepcionista de hotel ou operador de telemarketing, não faz diferença para aquele cargo.

Não adianta encher o currículo com empregos anteriores que não têm nada a ver com a vaga que você quer, para encher o currículo, pois isso é mal visto pela maioria dos recrutadores.

Preencha seu currículo de forma a valorizar suas experiências que têm relação com a vaga desejada.

Outro erro bem comum é enviar currículo com mais de uma página.Tente ser o mais claro e objetivo possível. Pense que seu recrutador tem uma pilha com milhares de currículos para selecionar.

Você acha que ele vai ter interesse em ler currículos de 2 ou 3 páginas? Eu aposto que não! Por mais que você tenha uma vasta experiência e muitos cursos para colocar no seu currículo que ultrapassam o limite de 1 página, eu sugiro que você exclua os menos relevantes para a vaga, e se quiser, apenas mencione na entrevista.

 

Networking

como fazer networking

Networking é o desenvolvimento de relacionamentos com interesses em comum.

Diferente do que muitos pensam, não é apenas pedir vagas ou indicações de forma aleatória.

A maioria das oportunidades são preenchidas a partir de indicações, ou seja, pessoas que mandaram seus currículos para amigos ou conhecidos e estes indicaram para a vaga.

Sabendo disso, é fundamental começar a se dedicar em fazer mais networking para conseguir uma vaga para o próximo emprego.

É importante lembrar que, ao fazer networking, melhor é a qualidade que a quantidade. Então, de nada adianta fazer milhares de conexões e não dar atenção a cada uma delas.

Nertworking segue a regra básica 70/30, ou seja, 70% doar e 30% receber. Isso significa se importar e ajudar, mesmo sem ser solicitado. Servir, sem pensar que deve ter algo em troca.

 

Dicas para um networking mais eficiente:

1 . Mapeie seus contatos e classifique em grupos. Sabe os grupos do whatsapp? Ninguém coloca a tia no grupo da facu, não é mesmo? Aqui você deve seguir o mesmo pensamento.Separar as pessoas em grupos por objetivos em comum. Família (parentes e conhecidos de parentes), Faculdade (voluntariados, intercâmbios, estágios, colegas,professores), Profissional (emprego anterior, encontros profissionais, congressos, fóruns, seminários).

2 . Crie uma rotina para fazer contatos. Se organize para dar atenção a todos os seus contatos, de forma mais pessoal possível. Trate cada um como você gostaria de ser tratado.

3 . Ofereça trocas com seus contatos. O networking é uma troca onde todos saem ganhando. Por isso, se disponha a ajudar, tirar alguma dúvida, oferecer indicações, informações, trocas de conhecimento, convide para um almoço ou um cafezinho. Dessa forma, as pessoas vão te perceber e ter mais estima por você, e com certeza se lembrarão de você no futuro, quando souberem de algo.

 

Linkedin

vagas no linkedin

O Linkedin é a maior rede social de profissionais do mundo. É o lugar ideal para fazer networking, compartilhar informações e encontrar oportunidades de trabalho. É lá que você pode encontrar sua vaga dos sonhos.

Dicas para arrasar no Linkedin:

1 . Lembre-se que o Linkedin é uma rede social profissional, atente-se para sua foto de perfil e o que você posta.

2 . Não se exponha demais e cuidado para não expor a antiga empresa em que trabalhava. Não vale a pena compartilhar informações como o motivo de saída do antigo emprego ou o salário que recebia. Este tipo de informação queima sua imagem profissional.

3 . Siga empresas e pessoas relacionadas à sua área de interesse. Com certeza você vai encontrar muita informação útil e de quebra, conhecer mais pessoas.

4 . Mantenha um bom perfil no Linkedin. Pense que seu perfil é o seu “currículo online”, então coloque informações relevantes sobre suas experiências, descreva-se de forma objetiva, compartilhe sobre seus trabalhos realizados. Apesar de parecer um currículo, o perfil não precisa seguir a estrutura de um currículo. Não precisa usar o ctrl+c e ctrl+v do currículo no seu perfil. Use uma linguagem mais simples, evite termos técnicos e crie uma identidade mais atrativa.

 

Ampliando a rede de contatos no Linkedin:

– Estabeleça conexões com seus amigos e conhecidos no primeiro momento. Depois, amplie para pessoas em comum e para desconhecidos.  No primeiro contato, nunca peça uma vaga ou uma indicação logo de cara. Primeiro, estabeleça um relacionamento de troca com a pessoa, lembre-se do princípio 70/30.

– Dê continuidade ao contato. Após a aprovação, estabeleça um relacionamento com a pessoa continuamente. Se apresente, conte um pouco sobre você, suas experiências e suas ideias, saiba ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, sempre que puder, dê dicas, informações e peça dicas também. Quando surgir algo, a pessoa se lembrará de você.

 

Partindo para a ação

Lembre-se: mais importante que ler estas dicas, é seguí-las. Se você quer realmente encontrar uma vaga de engenharia e trabalhar em uma empresa que valha a pena, então você deve estar munido destas estratégias. Lembre-se que nenhum soldado vence a guerra sem estratégias bem claras e definidas. 

 

Você pode gostar também de:

post [POST] 10 Dicas de Entrevista de Emprego Para Você Arrasar [Aumente Suas Chances de Ser Contratado]

post [POST] Como Ter Um Perfil Desejado Pelas Empresas

 

Gostou das dicas? Comente o que você achou e se você já adotou o método ativo para buscar sua vaga 😉