Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O seu perfil profissional é de um engenheiro ou engenheira desejado(a) pelas empresas de engenharia?
Você já percebeu que a cada ano que passa o mercado de trabalho aumenta ainda mais as exigências quanto à contratação de novos engenheiros? Conseguir uma vaga de engenharia não é tão fácil como já foi há alguns anos atrás.
As empresas buscam ter somente os melhores funcionários e equipes de alta performance. Devido a isso, os processos seletivos de grandes empresas são cada vez mais concorridos.
Você está preparado para enfrentar este mercado altamente competitivo? Será que as suas habilidades técnicas são suficientes para você ser contratado? Você sabe qual é o perfil profissional de engenheiro mais procurado entre as empresas?
Primeiro é importante entender que não existe um engenheiro perfeito procurado por todas as áreas. A razão disso é que algumas atividades e cargos exigem perfis específicos para cada tipo de demanda.
Outra razão é que não existe uma personalidade padrão que vai se encaixar com aquela vaga em específico, pois as características de uma pessoa e sua relação com o trabalho vão muito além da sua personalidade.
Para ser um perfil desejado pelas empresas, o ideal é você saber identificar seus pontos fortes, e trabalhar aquilo que precisa ser melhorado. A seguir, os principais fatores para que você tenha um perfil de engenheiro desejado pelas empresas:
1 . Educação Contínua
Você acha que só porque já se formou já pode parar de estudar, não é?
Então pare com esse tipo de pensamento agora mesmo. Investir em educação é fundamental para ter uma carreira consolidada de sucesso.
Na graduação é que conhecemos as necessidades e anseios da nossa área. Descobrimos o que temos de compatível com aquela carreira e aprendemos as habilidades técnicas básicas para trabalhar.
Mas a graduação é apenas o início e não o fim. É preciso investir em educação sempre. Através de cursos de especialização, mini-cursos online, livros, seminários, workshops, etc. Você precisa estar por dentro de tudo o que está acontecendo na área em que decidiu atuar e buscar informações que a graduação não te proporcionou.
2 . Experiência no Mercado de Trabalho
Para ter um perfil desejado, é necessário experiência. Mesmo com a formação acadêmica e alguns cursos na bagagem, experiência no mercado é um grande diferencial.
“Eu ainda não tenho experiência, como faço?”
Se você não possui experiência, não é o fim do mundo. Você deve procurar se destacar de outra forma, oferecendo algo a mais e saindo na frente. Antes do primeiro emprego efetivo com carteira assinada, você pode buscar por oportunidades para começar a construir sua carreira.
A primeira alternativa é o estágio. É a forma mais segura de conseguir experiência mesmo sem estar formado. O estágio oferece a experiência e a vivência prática na carreira.
O aluno, que antes só via a parte teórica começa a viver uma realidade diferente, assumindo novas responsabilidades e traçando seus primeiros passos na carreira em que decidiu seguir.
Para quem não pode buscar um estágio durante a graduação porque trabalha em um emprego fixo, há outras possibilidades. Uma delas é o voluntariado.
Você pode se oferecer para ser voluntário em alguma empresa ou para um profissional autônomo da sua área de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Isto pode te abrir muitas portas no futuro, dependendo de seu comprometimento e desempenho.
Outra opção é atuar como freelancer ou autônomo. Esta é uma possibilidade para quem já está avançado na graduação ou até mesmo para quem já se formou e ainda não possui experiência.
É também uma oportunidade para quem não pode sair do seu emprego atual e começar a acumular experiência na área. Ao trabalhar desta forma, você poderá fazer seu próprio horário, trabalhando em fins de semana e em períodos livres do dia.
Não vai ser fácil, eu sei. Mas temos que pagar um preço para começarmos a nossa carreira o mais rápido possível.
Com essas alternativas, você não chegará despreparado para o mercado de trabalho,o que vai fazer os olhinhos do seu recrutador brilharem. Afinal, você quer ter ser um engenheiro com altas chances de ser contratado, ou não?
3 . Engenheiro com Capacidade de Liderar
Lembra dos trabalhos em grupo na escola e na faculdade? Como você se saía? Você era aquele que tomava as decisões ou deixava ser liderado por outros? Você sabia que os trabalhos em grupo eram um ensaio para sua capacidade de liderança no mercado de trabalho?
A capacidade de liderar é bem valorizada no mercado de trabalho, em qualquer área. Saber liderar é muito mais do que somente comandar equipes de forma eficaz.
No início de carreira, é bem improvável que você tenha que liderar alguém, mas você pode desenvolver suas habilidades de liderança ao resolver os problemas de forma simples, com senso prático e raciocínio lógico.
Ao mostrar que você tem essa habilidade, não vai demorar até surgir algumas oportunidades como uma promoção com cargos de liderança no futuro ou a contratação de estagiários para você liderar.
4 . Visão Estratégica
Esta é outra habilidade muito valiosa para o mercado de trabalho, e também muito rara. A visão estratégica significa entender o negócio como um todo, e não apenas entender sobre sua função.
Muitos engenheiros só sabem fazer aquilo que lhe é proposto, desempenham sua rotina com maestria, mas não sabem como seu trabalho impacta no desenvolvimento da empresa.
Não conhecem o funcionamento da empresa, o impacto do trabalho dos colegas, a relação com os clientes, a relação com os fornecedores e como tudo isto está conectado.
Quem possui visão estratégica, ao contrário, está sempre atento e sabe além de suas habilidades técnicas. Essas pessoas possuem uma sensibilidade maior e um grande senso de curiosidade e estão sempre em busca de melhores soluções a longo prazo, pois conhecem o todo.
5 . Mente Aberta e Criatividade
Ter a mente aberta e ser criativo é necessário para buscar melhores práticas, renovar e reinventar o negócio.
Ao contrário do que muitos possam pensar, a criatividade tem que estar presente em todas as profissões, (inclusive engenharia, sim senhor) e não apenas às profissões relacionadas com arte como Design e Arquitetura.
Criatividade pode ser definida como “pensar fora da caixa”, e é uma habilidade cada vez mais requisitada por empresas. Ter a mente aberta significa que você consegue enxergar a situação por diversos ângulos.
É conseguir propor soluções fora do senso comum para os problemas identificados. Com a rapidez e a velocidade das informações, a empresa precisa se manter no mercado e a criatividade tem grande papel nisto.
Para evitar que a empresa fique para trás, é necessário se reinventar e renovar suas práticas. O funcionário criativo que traz novas ideias está sempre à frente e é um perfil desejado e valioso.
6 . Comunicação e Relacionamento
Você já reparou que pessoas mais extrovertidas e com maior poder de influenciar acabam se saindo melhor em entrevistas de emprego e dinâmicas em grupo?
Durante a entrevista ou em dinâmicas propostas, os avaliadores querem saber se você tem facilidade para se posicionar ou se é mais retraído, se tende a escutar outras pessoas e negociar ideias ou se fica irredutível ao seu posicionamento inicial.
O que as empresas querem é uma pessoa que saiba falar bem, mas que também saiba escutar, que dialogue usando argumentos, que tenha um poder de liderar a conversa sem diminuir os outros, e que saiba dar o braço a torcer se necessário, demonstrando adaptabilidade.
Tipos de características pessoais que não agradam as empresas: pessoas extremamente tímidas, teimosas, autoritárias, que levam tudo para o lado pessoal.
O tímido terá dificuldades de expor seus argumentos. O teimoso não é flexível a mudar de opinião. O autoritário sempre quer estar no poder. O que leva tudo para o lado pessoal vai transformar qualquer situação em drama pessoal.
Se você se identificou com algumas dessas características, busque um auto-conhecimento e maneiras de mudar de comportamento.
Agora que você sabe quais são as habilidades mais requisitadas no mercado profissional, foque nos pontos que você tem a melhorar. Aprenda as habilidades que te faltam e não perca mais nenhum minuto.
Não é tão complicado se tornar engenheiro altamente qualificado e desejado pelas empresas. Busque ler mais sobre habilidades técnicas mas não deixe de estudar sobre comportamento humano. Faça cursos de aprimoramento profissional e pessoal, peça feedback para as pessoas que convivem com você e busque sempre melhorar.
E aí, gostou deste post? Acho que alguns destes podem te agradar:
[POST] 10 Dicas de Entrevista de Emprego Para Você Arrasar [Aumente suas chances de ser contratado]
[VÍDEO] O Que os Melhores Engenheiros Têm em Comum
Gostou? Comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos! 😉