Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Que tipo de engenheiro você sempre quis ser? Imagino que bem sucedido, realizado na carreira e feliz com a vida.
Já estamos chegando na metade do primeiro mês do ano e você já decidiu que tipo de engenheiro você quer ser em 2018?
Mais um ano se foi e eu te pergunto: você já chegou onde gostaria de estar, está no caminho certo ou está bem longe daquilo que você já sonhou um dia para a sua carreira?
Hoje eu quero te desafiar a pensar um pouco além e definir que tipo de engenheiro você quer ser em 2018:
A) aquele que só planeja e não executa nada,
B) aquele que procrastina e deixa a vida levar,
C) aquele que realiza o que planeja ou
D) aquele que está esperando cair uma oportunidade no colo sem fazer nada?
Muitos vão dizer que escolhem a primeira opção, mas na prática, são poucos os que realmente partem para a ação. Se você é um destes que não consegue sair do lugar, este post é pra você.
O que está te impedindo de crescer na carreira?
Não culpe a crise, o governo ou o sistema, olhe para dentro de si e seja honesto consigo mesmo: o que te impede de avançar e de chegar onde sempre sonhou? Será que é o medo, a insegurança, a procrastinação, a preguiça, o comodismo, a falta de propósito?
Muitas vezes não conseguimos enxergar que o nosso maior inimigo somos nós mesmos. É claro que existem circunstâncias desfavoráveis, e sempre vão existir. O que define se uma pessoa vai ter sucesso ou não é a forma como ela reage às circunstâncias.
Existem muitos engenheiros ganhando com a crise. Isso mesmo! Pra você saber que não é impossível e que muitas vezes as dificuldades são oportunidades disfarçadas para os mais preparados.
E como fazer e acontecer nesse ano de 2018?
A seguir, uma sequência de 4 passos para você começar a ser o engenheiro que você sempre quis ser ainda neste ano de 2018:
#1 Sonhe Grande, Engenheiro
Bom, primeiramente você deve se imaginar no futuro. Que tipo de engenheiro você quer ser?
Como você gostaria de estar daqui a 5 anos? Onde você se vê? Em que lugar você está morando? Onde você trabalha? O que você faz que te deixa feliz e satisfeito? Quanto você ganha? Quem são seus colaboradores? Você tem clientes ou chefe? Você é o chefe? Como você se sente a respeito da sua carreira? Em quais projetos ocê está envolvido? Você está deixando um legado? Como seu trabalho contribui para a sociedade? Qual valor as pessoas enxergam em seu trabalho?
Faça a si mesmo esse favor e sonhe grande. Seja minucioso e gaste tempo fazendo este exercício.
#2 Faça Uma Carta Diretamente do Futuro
Escreva uma carta como se você estivesse no futuro, para si mesmo no momento atual. Conte todas as novidades sobre o seu trabalho e coloque no papel tudo aquilo que você imaginou no passo 1.
Mas não escreva de qualquer forma, coloque tudo aquilo que você quer que aconteça com você daqui a 5 anos como se já tivesse acontecido e acredite de verdade. Parece coisa de maluco, mas não é !
Descreva também como foi o seu dia e a sua semana: como você se sentiu, o que você fez, com quem você estava, onde você estava, o que te deixou mais grato, como você se vê na posição que você está na carreira, quais as habilidades e qualidades que você possui, como você desempenhou seu trabalho, o motivo de você fazer o trabalho que faz, as suas conquistas, entre outras coisas.
Quanto mais detalhes, melhor. Se quiser, pode acrescentar as outras áreas da vida também, mas como estamos falando sobre a sua carreira, dê uma atenção especial neste tópico.
#3: Transformando Sonhos em Metas
Agora que você já sonhou e documentou, é hora de voltar pra realidade.
Analise tudo o que você escreveu na carta e faça uma lista dos sonhos e objetivos que você quer realizar no futuro. Não se importe se a lista ficar grande demais. Não deixe nada de fora.
Coloque tudo aquilo que você almeja em conquistar, mas ainda não conquistou.
Com tudo listado, é hora de transformar cada sonho em meta realizável. Para cada objetivo, pense estrategicamente e descreva como você vai chegar lá, o que você precisa fazer, quais os recursos você tem que ter, quais pessoas podem te ajudar e até quando você quer realizar este objetivo.
Para ter sucesso na definição e realização das suas metas, elas devem ser SMART, sigla em inglês para Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.
Para realizar seus objetivos você tem que fazer alguns cursos? Ler alguns livros? Participar de algum Congresso ou Seminário? Trabalhar com alguém que já domine a habilidade que você quer adquirir? Aprender um novo idioma? Especializar-se fora do país? Pedir ajuda para algum ex-professor? Entrar em contanto com alguém que trabalhe onde você quer trabalhar?
Se você não souber como realizar o seu objetivo, procure no google ou pergunte a alguém,mas não deixe de fazer esta parte.
Eu não posso te dizer com toda clareza como realizar a sua meta, pois as metas e os sonhos são muito individuais. Só você sabe o que você quer, e você tem que descobrir como chegar lá.
Assim que você descobrir, peça ajuda de pessoas que já passaram por isso e conquistaram o que você almeja.
Se seu objetivo for grande demais, e você não souber por onde começar, divida ele em pequenas etapas com prazos definidos para cada etapa.
#4: Hora de Se Tornar o Tipo de Engenheiro Que Você Sempre Quis Ser
De nada adianta apenas sonhar, escrever uma carta a si mesmo e anotar suas metas. Sem ação, seus sonhos continuarão sendo sonhos e suas metas nunca sairão do papel.
A última e mais importante etapa para ser o tipo de engenheiro realizado e bem sucedito é a ação. Nenhum sonho torna-se realidade sem um grande esforço por trás. E o grande esforço acontece com pequenas ações dia após dia, semana após semana, mês após mês e ano após ano.
A melhor forma de realizar seus planos é agindo e o melhor dia para começar é hoje.
Você já sabe onde quer chegar, e quais as etapas são necessárias para realizar seus objetivos na carreira. Agora, você deve partir para a ação de forma consistente, transformando suas metas em ações diárias e semanais.
Com a ajuda de um planner diário e semanal fica bem mais fácil se lembrar de colocar seus sonhos em ação. Transforme suas metas em tarefas diárias e semanais e não descanse enquanto não cumprir. Só assim você vai ser o engenheiro que sempre sonhou em ser: bem sucedido, realizado e feliz não só com a carreira, mas com a vida.
Como diz a musiquinha de fim de ano da Globo: “o futuro já começou” e o seu futuro começa hoje.
Agora é a hora de agir e começar pouco a pouco a realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos afinal, que tipo de engenheiro você vai começar a ser este ano?
Lembre-se que por mais que pequena, uma ação ou decisão que você toma hoje tem um grande impacto na sua vida no futuro – positivo ou negativo. Assim como uma falta de ação também gera impactos catastróficos no futuro.
Escolha ser hoje o engenheiro que você quer ser daqui a 5 ou 10 anos com pequenas, mas constantes ações e atitudes. Seu futuro depende somente de uma pessoa: você.
Veja mais
Legal poder planejar e executar nosso próprio destino não é mesmo? A seguir, alguns posts que podem te inspirar a agir conforme o seu perfil de profissional:
Me conta aqui nos comentários o que você achou desse post! Ah, e não esquece de compartilhar com seus amigos engenheiros 🙂