Tempo de leitura: 4 minutos
Este post contém 5 dicas para recém-formados que desejam perder o medo e a insegurança de entrar no mercado de trabalho. É o seu caso?
Você estudou durante cinco anos, enfrentou matérias extremamente difíceis na faculdade que pareciam impossíveis. Superou todas as fases e chegou o tão sonhado diploma! Mas aí você percebeu que só o diploma e a carteirinha do CREA não são suficientes para ganhar dinheiro na engenharia. É preciso muito mais.
Se você não conseguiu arranjar um emprego na área e está começando a se desesperar, pois o tempo está passando,continue lendo o artigo que eu vou te dar 5 dicas, para que você não fique perdido nessa fase nebulosa da carreira profissional.
Antes das dicas, é importante lembrar que todo início de carreira é difícil mesmo, e o que vai fazer a diferença é não desistir diante das dificuldades. A crise econômica existe lá fora, mas ela não vai durar para sempre. Agora é o momento para se posicionar, pois só os fortes permanecem na crise.
Dicas para recém-formados perderem a insegurança e começarem a atuar no mercado:
Dica 1: Mantenha-se atualizado sempre
Essa dica vale para todos, mesmo para quem não é recém-formado. A informação está mais acessível do que nunca e as coisas estão mudando muito rápido. Se você já se formou há algum tempo, é provável que haja técnicas novas que você não aprendeu na faculdade. Não corra o risco de ficar para trás porque está desatualizado.
Dica 2: Invista na sua imagem profissional
Tenha em mente que agora que você se formou, o seu nome é a sua marca, então zele por ele. Cuide bem de tudo o que você fala e faz publicamente, pois pode se voltar contra você. Cuidado com o que posta no seu perfil das redes sociais, haja sempre com ética com clientes e parceiros, cumpra sempre com o combinado, saiba cumprir prazos. Seja o tipo de profissional que você contrataria.
Dica 3: Faça parcerias com outros profissionais
Já dizia o ditado: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Mas se quiser ir longe, vá acompanhado.” Procure alguns parceiros como arquitetos, engenheiros ou construtores que já atuam no mercado e ofereça seus serviços para eles (mas nada de roubar os clientes alheios, ok?).
Isso vai te proporcionar mais experiência em atividades da profissão e você terá alguém mais experiente para te ajudar. Ou então, chame algum colega recém-formado e façam uma sociedade. Mas é bom chamar aquele colega responsável e que, de preferência tenha habilidades complementares às suas.
Dica 4: Junte uma reserva financeira para investir em seu negócio
Esta é uma das dicas para recém-formados mais importantes e que quase ninguém fala quando você ainda é estudante. Guarde dinheiro para iniciar sua carreira. Seja para abrir sua empresa, ou para investir em cursos. Em todo trabalho que fizer, tente reinvestir o máximo possível no crescimento do seu negócio. Mesmo que você não atue ainda como engenheiro e esteja trabalhando em outra área para pagar suas contas, tente guardar uma grana para investir em seu futuro negócio, e o mais importante: invista tempo em seu aperfeiçoamento.
Dica 5: Invista em marketing
Quem não é visto, não é lembrado. Espalhe para todos os seus amigos os serviços que você oferece, para os parentes, e até para as vizinhas fofoqueiras (elas serão muito úteis agora).
O marketing boca a boca é muito eficaz, mas não fique preso somente a ele. Neste início, com pouca ou nenhuma grana, aproveite para oferecer seus serviços nas redes sociais. Instagram, LinkedIn, Fanpages no Facebook , grupos no Whatsapp ou Telegram são alguns exemplos.
Dentro do mundo virtual, os meios são infinitos, com o tempo, sugiro que invista em anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram e monte um site para seu negócio. Mas não se esqueça dos meios tradicionais, eles também são eficazes.
A dica aqui é: comece pelos meios digitais. Com o tempo e à medida que o dinheiro for entrando, comece a fazer testes com o marketing tradicional para saber qual é melhor para seu tipo de negócio e para seu público-alvo. As opções são: panfletagem, cartão de visitas, outdoors, propagandas em rádio e TV, entre outras.
E aí, qual destas dicas para recém-formados você vai começar a implementar hoje mesmo? Deixe seu comentário abaixo e marque aquele amigo que se formou e ainda não sabe como começar.
Você também pode gostar:
[POST] Engenheiro Recém-Formado e Desempregado!! Me Formei, e Agora??